Como empreender na terceira idade?

Qual é melhor hora para abrir um negócio? Na verdade, nunca é tarde demais para investir na realização do sonho de empreender, especialmente em atividades profissionais com as quais se tem afinidade. Prova disso são os 1,9 milhão de donos de pequenos negócios com mais de 60 anos, segundo pesquisa do Sebrae realizada em 2020.

 

O empreendedorismo tem sido um caminho escolhido por brasileiros da terceira idade como alternativa para ter uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria. Essa fase da vida pode ser aproveitada como momento ideal para investir em um negócio: diferentemente dos mais jovens, os idosos têm menos medo dos riscos e estão mais preocupados com a realização pessoal do que com a rentabilidade.

 

A experiência e a maturidade profissional são favoráveis a esses empreendedores tardios e contribuem para o sucesso de qualquer empresa, explica o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto. “O Brasil é um país de alma empreendedora. Quando a pessoa tem a idade um pouco mais avançada, já teve a oportunidade de errar mais e aprender com os erros. Portanto, teve a chance de se desenvolver mais como empreendedor”, pontuou.

 

Seja qual for a área de atuação, os idosos enxergam o mundo dos negócios como uma oportunidade de estar no mercado de trabalho e ter uma fonte de renda. Ainda segundo o último levantamento, a maioria deles está no setor de serviços (36%), seguido de agropecuária (23%), comércio (19%), indústria (14%) e, por último, construção (8%).

 

Um outro fator que pode ser favorável é a rede de contatos formada pelos idosos ao longo dos anos. “É fundamental para quem quer empreender conhecer fornecedores, concorrentes, clientes e consultores. Esse relacionamento com pessoas-chave pode para abrir portas e boas chances de sucesso”, completou.

 

Desafios e oportunidades

 

Algumas questões, como o mundo digital, podem dificultar a vida empresarial desses empreendedores com idade mais avançada. “Hoje é imprescindível que toda empresa tenha uma presença digital! Muitas vezes, isso pode ser um bloqueio para quem tem uma certa idade, e, ao mesmo tempo, uma facilidade e vantagem competitiva para os mais jovens”, alertou o gerente.

 

O sucesso empresarial é atribuído a um tripé, que começa com o domínio da operação do negócio, depois vem o conhecimento de técnicas de gestão e, por fim, um perfil ideal, que seria um conjunto de características humanas que facilitam no processo do empreendedorismo. “Quanto mais avançada a idade, mais lapidado esse perfil pode ser”, finalizou Enio.

 

A boa notícia é que, atualmente, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode desenvolver um perfil empresarial com competências comportamentais e atitudinais para se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Confira algumas dicas

 

• Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.

 

• Invista em capacitação: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.

 

• Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável.

 

Seja dedicado: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.

 

 

 

Fonte: Adaptado de portal Mundo RH

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso