Lições para empreendedores de primeira viagem

Ano novo, vida nova? Esse tipo de pergunta ronda a mente de muitos durante o começo de um ciclo. As pessoas que estão pensando em mudar de carreira e começar uma jornada no empreendedorismo em 2023 precisam atentar em alguns cuidados para ter sucesso.

 

Embora o empreendedorismo pareça um caminho glamuroso, sobretudo pelo que é retratado nas redes sociais de empreendedores de sucesso, essa decisão é desafiadora e exige muito empenho.


“A fórmula para o sucesso não contém jatos, roupas extravagantes ou carros, mas sim muita coragem e convicção”, escreve Gaby Yitzhaek Tegen, CEO da Smartterr, em artigo publicado no Entrepreneur.

 

Embora não se defina como especialista no assunto, ela lista cinco lições que aprendeu como fundadora de um negócio de primeira viagem.

 

Não espere pelo "perfeito"


Quando o assunto é criar um negócio, não se pode esperar que os astros se alinhem ao seu favor quando é preciso tomar uma decisão ou agir. A empresária defende que, na construção de um negócio, a rapidez é a melhor amiga do sucesso. Para ela, a perfeição é a real inimiga do progresso no empreendedorismo.

 

“Nenhuma decisão é perfeita, e poucas decisões resultarão na morte de sua empresa. É uma questão de dar pequenos passos acionáveis diariamente para atingir seus objetivos”, aconselha Tegen.

 

Traga as pessoas certas


“Boas pessoas constroem boas equipes e boas equipes constroem bons produtos.” Essa é uma crença da empreendedora para criar o sucesso de um negócio, ainda que encontrar talentos tenha sido uma das coisas mais desafiadoras pelas quais passou, reconhece.

 

Neste processo de definição de um time, é essencial esclarecer o tipo de cultura em torno da qual você deseja construir seu negócio e focar no alinhamento das pessoas certas que agregarão valor à cultura buscada. Tegen lembra que desalinhamentos internos são distrações e podem ser a sua ruína. Por isso, o ideal é levar o tempo necessário para encontrar não só os funcionários, mas também investidores, parceiros e clientes ideais.

 

Refletir é vital


A empresária lembra que as pessoas têm estratégias diferentes para lidar com os vários níveis de ansiedade causados pelas tarefas do dia a dia. Para ela, por exemplo, as duas coisas que mais a ajudam são dormir (solução de curto prazo) e refletir. “Confrontar o bom e o ruim por meio da reflexão dá o privilégio de crescer e amadurecer”, afirma Tegen.

 

Ela observa que o tempo traz o amadurecimento necessário para analisar um evento que a tenha deixado doente ou até rir de algo que a irritou. Ou seja, a cada passo em falso, infortúnio e erro cometido, é possível perceber que os anteriores não foram tão ruins quanto pareciam.

 

Investidores não têm só capital


Embora o foco esteja no dinheiro quando se tem uma reunião com investidores, Tegen afirma que há muito mais a se ganhar neste tipo de situação. Isso porque, pelos longos anos de experiência que têm em suas áreas de atuação, essas pessoas podem ajudar com diversas questões que não estão necessariamente ligadas ao dinheiro.

 

“Eles (investidores) não estão investindo apenas para encher um balde de tese de investimento. Eles estão entusiasmados com o que você está fazendo e dedicam tempo para aprender sobre você e sua visão para a empresa”, observa Tegen. “(Quando estiver com eles,) Faça sua devida diligência e faça perguntas difíceis; descubra quem eles apoiam, suas empresas de portfólio atuais, com quem eles podem se conectar e suas posições sobre as tendências em seu mercado”, acrescenta.

 

Crie metas fora do seu negócio


Para a CEO da Smartrr, outra maneira útil de crescer na jornada empreendedora é criar realizações fora do trabalho. Ou seja, encontrar propósitos além do trabalho. Como exemplo pessoal, ela cita a caminhada aos finais de semana.

 

“Tomar ar fresco faz maravilhas, mas chegar ao auge de uma caminhada, ‘vencer’, em certo sentido, é uma grande conquista que ajuda a alimentar minha mente para a próxima semana”, diz Tegen. “É difícil acreditar quando você está no fundo das trincheiras, mas as vitórias nem sempre virão do seu negócio. Defina metas e esmague-as, dentro e fora da sua organização”, incentiva.

 

 

 

 

Fonte: Adaptado de Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios

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