O que é mentoria financeira?

Passar por crises financeiras na sua empresa pode gerar um grande desgaste emocional. Porém, não é isso que faz com que tudo esteja perdido. Atualmente, existem diversas formas de encontrar a ajuda que precisa no mercado. Para optar pela melhor saída, é preciso conhecer um pouco mais o que está disponível e como essas alternativas podem ajudar você a acabar com os problemas.

 

O que é mentoria financeira e como ela funciona


A mentoria financeira consiste em contar com a ajuda de um mentor, ou seja, um especialista na área de finanças de uma empresa. Ele traz consigo a experiência do que deu certo e errado em sua carreira profissional. Por esse motivo, ele consegue avaliar as situações em que a sua empresa se encontra, e enxergar qual é o melhor caminho a ser seguido, afinal, já passou por circunstâncias parecidas com as suas.


É importante ressaltar que esse processo funciona de modo que as suas habilidades sejam desenvolvidas. Ou seja, o mentor não vai resolver nenhum dos seus problemas, e sim ajudá-lo e enxergar o que precisa ser feito e qual o melhor caminho a ser tomado.

 

Benefícios de contar com um mentor


Como você já pode perceber, a mentoria financeira terá a capacidade de amadurecer as suas ideias de mercado e torná-lo mais eficiente em seus processos. Isso, por si só, já um excelente motivo para contar com um mentor. Ainda assim, pode-se listar mais alguns deles, que poderão fazer toda a diferença nas finanças da sua empresa. Veja quais são:

 

Vencer os próprios medos


Antes de resolver os seus problemas corporativos, a mentoria financeira vai ajudá-lo a vencer a si mesmo. Em outras palavras, será possível descobrir o que faz com que você se sinta inseguro no momento de tomar decisões importantes e descobrir a melhor maneira de lidar com esses medos.


Assim, você conseguirá ter uma cabeça mais fria e pensar de forma prática. Isso fará uma grande diferença nos momentos de estresse. O seu desgaste emocional será reduzido à medida que a sua segurança aumentar.

 

Superar as dificuldades


Um outro benefício de contar com o auxílio de um mentor financeiro é o de ter ajuda para vencer as dificuldades que encontra agora. A verdade é que você precisa encontrar uma forma de superar as derrotas, diminuir as tristezas, não deixar que as dificuldades dominem você e focar o que pode ser e não no que foi.


Assim, o objetivo da mentoria financeira é que você vença as dificuldades econômicas sem desistir ou achar que tudo está perdido no meio do processo. Conseguir isso sozinho pode ser muito difícil. Por isso, nada melhor do que contar com um mentor.

 

Ver as situações de forma diferente


Depois de passar por muitos eventos catastróficos que geram prejuízos e, consequentemente, alto endividamento, é normal que você, empreendedor, acabe vendo tudo como perdido ou se sinta sem saída. Então, é importante parar, analisar bem a situação e procurar outras formas de resolver os problemas. A mentoria financeira terá esse papel dentro do ambiente corporativo.


Você conseguirá ver essas situações difíceis de outra forma e, provavelmente, passará a enxergar novas possibilidades de negócio. Como resultado, com o passar do tempo, as coisas poderão melhorar.

 

Contar com novos aprendizados


A mentoria financeira também traz a oportunidade de você aprender mais sem que precise passar por todos aqueles problemas. O mentor terá a responsabilidade de compartilhar com você as experiências que já vivenciou, ajudando-o a aprender cada vez mais sobre como lidar com cada circunstância.


Assim, você vai conseguir reagir muito melhor às derrotas e passará a enxergar as vitórias de forma positiva, como realmente devem ser vistas. Um mentor também vai conseguir mostrar o caminho que você deve seguir. Sendo assim, ele poderá estabelecer um modelo a ser seguido para o sucesso.

 

Conseguir ser realista


No mundo dos negócios, é importante que você desenvolva um ponto de vista equilibrado sobre as coisas. Ser otimista demais vai impedir que você veja os erros e tome as medidas necessárias para corrigi-los. Ao mesmo tempo, desenvolver uma postura pessimista pode fazer com que você aponte defeitos em tudo, inclusive no que está bom, e não consiga enxergar uma forma de resolver o problema.


Desenvolver uma postura realista diante das coisas é o que vai ajudá-lo a ver o que precisa ser feito e tomar uma ação, tendo certeza de que os problemas serão resolvidos. O processo de mentoria financeira o ajudará a desenvolver esse equilíbrio no mundo dos negócios.

 

Quando é indicado contratar uma mentoria financeira


É indicado contratar uma mentoria financeira quando você necessita de algo feito sob medida para o seu negócio. Um profissional da área vai sentar com você e fará uma análise minuciosa para ajudá-lo a entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.


Outra indicação de que é o momento certo de contratar esse tipo de ajuda é quando você não consegue enxergar o que falta para as coisas funcionarem adequadamente. Um mentor poderá dar uma visão de fora e que pode abrir os seus olhos para corrigir os erros.


Entender o que é mentoria financeira e investir nela pode ajudar você a solucionar os problemas financeiros da sua empresa em épocas de crise. Procurar essa solução pode ser o que faltava para o seu negócio voltar a ser destaque no mercado e, consequentemente, alcançar melhores resultados.


 

 

 

 

 

 

Fonte: Adaptado de gestão da virada

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso