O que fazer para sair do endividamento?

A gestão financeira é um dos principais desafios dos empreendedores, porque, se não for feita com a dedicação e as ferramentas necessárias, uma hora ou outra o endividamento vai bater na porta. E uma empresa endividada não resiste por muito tempo no mercado. 

 

É quase como aquele artista circense que precisa manter vários pratos no ar sem deixar cair: fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar, precificação, fornecedores, folha de pagamento e, em alguns casos, parcelas de financiamento. 

 

Para todas as empresas, mas principalmente para os micro e pequenos negócios, o desequilíbrio de qualquer uma dessas funções pode custar caro, e até mesmo causar dívidas altas e um dano irreversível à empresa.

 

Seja pelo atraso nos pagamentos da próprias empresas, seja pela inadimplência dos consumidores, o endividamento é uma realidade que está batendo na porta de 5,33 milhões de micro e pequenas empresas e precisa ser encarada com seriedade para que estas dívidas não resultem em mais dívidas, ou até mesmo na falência da empresa.

 

Se seu negócio já está endividado, ou se você se preocupa com a possibilidade do endividamento, veja essas 5 ações que podem reduzir os prejuízos do endividamento e fortalecer sua empresa para que, em novas situações de crise, a gestão financeira não fique tão abalada:

 

1. Analise fornecedores e faça negociações 

 

O ideal é que o empreendedor já tenha algumas opções de fornecedores para que haja a possibilidade de negociar o melhor custo-benefício e fazer negócios com outro parceiro. No momento em que a empresa está endividada, o bom relacionamento com seus fornecedores será fundamental para negociar não apenas preços, mas condições de pagamento e prazos. Há casos em que fornecedores aceitam continuar fornecendo com carência para começar a pagar. Caso o fornecedor tenha um bom desconto para pagamentos à vista, considere uma linha de crédito. Mas pesquise bem e avalie com muito cuidado essa alternativa, pois, se mal administrada, pode gerar um novo endividamento. 

 

2. Reduza gastos e aumente as vendas 

 

A primeira coisa a fazer quando a empresa está endividada é um “pente fino” nas contas da empresa. Liste tudo o que está devendo e para quem. Depois, avalie bem o quanto poderá pagar por mês para quitar a dívida. A partir daí, parta para a negociação com os credores. Aproveite este momento para entender o que levou ao endividamento de sua empresa, de forma a evitar os mesmos erros. Esta também é a hora de avaliar o que pode ser enxugado em seus custos – e que não afetem a operação. Outra estratégia seria levantar o estoque e avaliar o que pode ser liquidado ou promovido para levantar um dinheiro e ajudar no pagamento das dívidas.

 

3. Priorize o pagamento de dívidas mais importantes 

 

Se não for possível pagar todos os credores, priorize os gastos que mantém a empresa aberta e funcionando: água, luz, gás, produtos e funcionários essenciais. Tributos também devem ser prioridade nos pagamentos, já que o atraso pode levar à penhora de alguns bens. Para todas as outras dívidas, tente negociar o pagamento para daqui a alguns meses.

 

4. Faça empréstimos, mas com consciência 

 

É estranho pensar em fazer um novo empréstimo quando o problema inicial é não ter dinheiro sobrando para quitar as outras dívidas. A sensação é de estar “trocando seis por meia dúzia”, mas não pense dessa forma. Hoje em dia existem linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas, com juros baixos e parcelas adequadas. Também pode ser interessante negociar os pagamentos integrais e à vista. Dessa forma você concentra várias dívidas em uma só – com o concessor do crédito – facilitando a administração. Mas cuidado: avalie muito criteriosamente as taxas de juro e condições de prazo e de pagamento para não acumular mais uma dívida ou causar o efeito “bola de neve”. Busque linhas de crédito mais baratas, como aquelas que aceitam bens quitados como garantia. As parcelas devem ter valor compatível com a capacidade da empresa. Se for adquirir o crédito com o banco, talvez você consiga um tempo de carência para começar a pagar.

 

5. Tenha um planejamento para negociar a limpeza do nome da empresa 

 

Se seu negócio já está endividado, você terá que negociar diretamente com seus credores para encontrar alternativas de quitação de dívidas e limpar o nome da empresa. Seja transparente e proativo. Leve uma proposta de um plano de reestruturação de sua empresa, com números realistas sobre o futuro que incluam vendas, custos, despesas e lucro. Você precisa mostrar que sua empresa ainda é viável. Nesse momento, talvez seja hora de desfazer-se de bens materiais para levantar mais dinheiro e quitar algumas dívidas. Mas lembre-se: nem todos aceitarão sua proposta de negociação. Mesmo com ameaças e pressões, não assuma um compromisso que não poderá cumprir.

 

Estas foram as 5 ações principais para quem quer tirar a empresa do endividamento. Como colocado na introdução deste artigo, é necessário ter uma gestão financeira eficiente para organizar o dinheiro da empresa e evitar ou reduzir os prejuízos das dívidas, e isso só é possível utilizando ferramentas adequadas.

 

 

 

 

 

Fonte: Adaptado de Sebrae Seu Negócio

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso