7 dicas para ser produtivo durante o home office

As mudanças que estamos vivendo nesta época de pandemia, transformou nossos hábitos e da nossa rotina diária. Precisamos adaptar nossa casa para um escritório e 'coabitar' com nossos parceiros, cônjuges, filhos, pets, enfim... como organizar a nossa vida? Aqui vão 7 dicas para ser produtivo durante o home office. Confira: 

 

1 – Para o home office, crie um ambiente de trabalho. Não fique na cama, ok?

Quando estamos em home office, o conforto da casa pode ser um aliado ou um vilão. 
Lembre-se sempre que você está trabalhando e estabeleça regras para continuar produtivo. Crie um cantinho próprio para o trabalho, um lugar que remeta ao escritório, que seja confortável, inspirador, com os itens que você precisa para o expediente e que não tenha tanto barulho. Tendo um lugar fixo é muito mais fácil evitar distrações. 

 

2 – Roupas confortáveis sim. Pijama não.

Assim como ficar na cama, usar pijama durante o home office é tentador. Mas o cérebro também associa as peças ao descanso e isso pode interferir na sua produtividade. Durante o expediente em casa, use roupas confortáveis sim, mas aquelas que você vestiria no trabalho.
O ideal é manter a rotina como se você fosse ao escritório.

 

3 – Mesmo em home office, faça reuniões frequentes com sua equipe

E por falar na videoconferência, essa é uma forma de manter a equipe reunida, focada e motivada durante o home office. Se você puder, faça pelo menos uma reunião rápida por dia para alinhar tarefas e trocar ideias com os colaboradores. 

Com reuniões frequentes é mais fácil tirar dúvidas, ter maior controle sobre as entregas e demandas, dar e receber feedbacks e reencontrar a equipe. Eu recomendo uma reunião por dia, no inicio ou no final do expediente, para alinhar ações com as equipes, por exemplo: 8h ou às 17h.

 

4 – Tenha uma agenda online compartilhada

No início, manter o foco durante o trabalho remoto pode ser um desafio. Por isso, ter uma agenda online e compartilhada é importante. Dessa forma, as chances de você ser abordado durante uma tarefa que exige atenção são muito menores. 

Com a agenda você também consegue ter mais controle das atividades que já foram ou ainda precisam ser realizadas, além de mensurar seu tempo de produção. Utilizando o conceito de EAP (Estrutura Analítica do Projeto), podemos ter tarefas menores e mais fáceis de controlar.

 

5 – Faça pequenas pausas durante o expediente 

Fazer pequenas pausas durante o expediente também é importante para se manter produtivo no home office. Já que você está em casa, descanse durante 10, 15 minutos durante o dia. Brinque com seus filhos, com seu PET, converse com as pessoas que estão em casa. Faça uma pausa para o lanche, beber água e, também, para se alongar. Não esqueça do chimarrão... um chimarrão de manhã e outro de tarde.

 

6 – Respeite o horário de trabalho

Durante o home office é muito fácil acabar se perdendo nos horários. Muitas pessoas, por exemplo, deixam de almoçar e até trabalham muito mais do que deveriam quando estão em casa. Procure cumprir os horários corretamente, para se manter produtivo e respeitar seu corpo. 

 

7 – Pegue mais leve consigo mesmo 

Nem sempre conseguimos nos sentir produtivos e é normal. Se a produtividade estiver baixa no home office, pegue leve consigo mesmo. É difícil não se sentir ansioso neste momento e não se preocupar com o que está acontecendo. Você sabe o profissional que é e o quanto se esforça. Há dias e dias. Confie nisso, em você e no seu potencial. Tudo bem não se sentir tão bem assim. 

 

Adaptado por Fábio Guerra.

Fonte: https://blog.sebrae-sc.com.br/dicas-para-ser-produtivo-no-home-office/ 

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso