5 Razões para a Educação Financeira ser o seu melhor investimento

Você sabe onde está gastando seu dinheiro?

 

Você sabe como são feitos os cálculos dos juros de um empréstimo bancário ou do cheque especial? Você sabe qual é o lugar mais seguro no Brasil para você colocar seu dinheiro?

 

Na educação convencional, devemos nos formar no colégio, passando alguns bons anos estudando sobre química, biologia, filosofia, entre outras matérias, para então fazer o vestibular e tentar entrar numa faculdade onde após 4-5 anos, teremos nosso diploma.

 

É impressionante que em todo este processo, não aprendemos nada sobre educação financeira. O tema Finanças Pessoais é fundamental para a evolução de toda uma sociedade.

 

A verdade nua e crua é que você deverá correr atrás da sua educação financeira se você quiser ter uma vida tranquila. Já está mais do que provado que quando você tem uma saúde financeira boa, sua qualidade de vida será melhor.

 

Motivos é o que não faltam para investir em educação financeira, segue alguns:

 

Aumenta o retorno sobre o investimento de tudo;
Aumenta o potencial de ganhos;
Melhora a qualidade de vida;
Assegura a sua aposentadoria;
Fornece os dividendos para uma vida inteira.
A lista de vantagens pode ser estendida para uns 200 itens.

 

Mas e as desvantagens? Há 3 “desvantagens”, as quais são os principais motivos para não vermos milionários a cada esquina:

 

Disciplina, Esforço e Tempo.
Você precisará ter muita disciplina. É onde a maioria se perde. Fazer um planejamento financeiro pode até ser algo simples, com certeza o mais difícil é ter disciplina para ser fiel à ele.

 

O Esforço também será grande. Você terá que estudar, ler, conversar com outras pessoas e se dedicar muito à educação financeira. Não ache que todas as respostas que você precisa cairão do céu.

 

Não é da noite para o dia que você será um expert em educação financeira. Você precisará de tempo. Não há como determinar um tempo exato. Há somente como determinar o tempo que você poderá parar de aprender e obter mais informações, quando você chegar no limite do conhecimento. Esta quantidade de tempo eu poderei informar: nunca.

 

Sempre há algo de novo na educação financeira. Se alguém falar que é expert em finanças ao ponto de não ir mais atrás de informações estará fadado ao fracasso.

 

Vamos ver quais são as 5 razões de a Educação Financeira ser o seu Melhor Investimento

 

#1 A Maioria dos Conselhos e Notícias Sobre Finanças São Meias Verdades


Você com toda certeza já leu algum conflito de opiniões de alguns especialistas quando o assunto é educação financeira. Quer ver alguns exemplos?

 

Um especialista diz que você deve quitar todas as suas dívidas para só então começar a investir, enquanto outro acredita que você deve ter dívidas saudáveis, com baixos juros e começar a acumular dinheiro.

 

Um especialista fala que você deve ter no mínimo 3 meses de salário para casos de emergência. Outros dizem 6. Alguns defendem até 12.

 

Um especialista defende que para acumular reservas você tem que investir em ações. Outro comenta que com o Tesouro Direto.

 

Um especialista informa que você deve diversificar seus investimentos. Outro defende que dependendo da diversificação, pode virar pulverização de investimento, onde você pode acabar perdendo dinheiro.

 

Estes são só alguns exemplos de quantas informações divergentes existem disponíveis para nós.

 

Sabe o que é pior?

 

Que realmente nenhuma das informações do exemplo estão erradas!

 

Tudo vai depender de cada situação em específico. Para certas pessoas, será melhor ter uma reserva financeira de 3 meses de salário. Para outras, serão necessários mais meses.

 

Às vezes é realmente melhor quitar todas as suas dívidas, mas há casos onde a melhor opção é manter alguma dívida e começar a poupar dinheiro.

 

Para saber o que é melhor para você será necessário você aprender sobre educação financeira, processar cada colocação dos especialistas e analisar se essa informação será útil para você.

 

Não é algo simples, mas é algo obrigatório você ter consciência da sua vida financeira.

 

#2 Não Existe o “Melhor Investimento / Ativo Financeiro do Mundo”


Algo totalmente comum é ver especialistas divergirem quando o assunto é aconselhar o melhor investimento. Há quem diga que investir em ações é o melhor investimento para longo prazo.

 

Outros defendem que investir no Tesouro Direto será o melhor para seu futuro.

 

Existe ainda quem tenta passar uma fórmula de bolo genérica, por exemplo: “Investir 15% em ações, 15% em Fundos Imobiliários e 70% em Renda Fixa”.

 

O fato é que não existe um “superinvestimento” que deve conter o maior percentual da carteira de todas as pessoas. Cada um deverá ter uma carteira moldada de acordo com seus objetivos.

 

Não que esta fórmula de bolo seja ruim, mas pode não ser a melhor opção para você. No final das contas, o maior interessado pela sua carteira de investimentos ter uma boa rentabilidade e baixo risco é você.

 

Então, novamente, você precisará de educação financeira para analisar todas as dicas dos especialistas e moldar de acordo com as suas necessidades. Lógico que você pode (e em muitos casos, deve) contar com a ajuda particular de um especialista no começo.

 

Porém, solicite-o a ensinar para você como escolher os melhores ativos para a sua carteira. Se ele esconde como ele escolhe os investimentos, não quer entrar em detalhes, desconfie. Se estiver nessa situação, ele está mais parecendo o gerente do banco do que alguém que quer lhe ajudar.

 

Peça para quem estiver o assessorando nos seus investimentos a ensinar as razões das escolhas feitas. Você precisará aprender a caminhar com as próprias pernas.

 

#3 Você pode delegar autoridade, mas não pode delegar responsabilidade

Tanto em uma empresa como na sua vida, você pode delegar qualquer coisa para qualquer um. Você só não pode delegar a responsabilidade.

 

Não ache que simplesmente você pode contratar um consultor financeiro, ou até mesmo algum amigo ou parente para lidar com a sua vida financeira. Você poderá delegar a autoridade de um terceiro fazer sua carteira de investimento, de dizer se é melhor alugar ou comprar, se você deve quitar dívidas ou guardar dinheiro.

 

Você não pode é jogar a responsabilidade para esse terceiro. Na prática, quem deve dar a última palavra é você, que é a pessoa mais interessada no seu próprio patrimônio.

 

Logicamente se você receber só conselhos ruins, você deve deixar de escutar essa pessoa. Mas ninguém pode simplesmente pegar seu dinheiro e investir aonde bem entender. (com exceção do governo…)

 

Isso só acontecerá se você delegar a autoridade para que alguém tome essas decisões por você. Ainda assim, a responsabilidade final é sua, de ter delegado a esta pessoa tal autoridade. Mais uma vez a prova de que se você não tiver uma educação financeira adequada, você poderá acabar prejudicado.

 

Você precisa ter consciência de cada passo financeiro da sua vida, para que se acontecer algo inesperado você possa se responsabilizar, saber e entender o que deu de errado e não fazer novamente.

 

#4 Seu Conhecimento Cresce como Juros Compostos


Quando você começa a adquirir conhecimento, a sua cabeça fica automaticamente pronta para receber mais conhecimento de uma forma mais fácil. Assim como os juros compostos, quanto mais juro é acumulado mais ele vai gerar, quanto mais conhecimento você tem, mais rápido você vai adquirir.

 

Quando você aprende algo novo, você não soma conteúdo. Você multiplica. Sem falar que o seu conhecimento sobre finanças e investimento deve crescer na mesma medida do seu patrimônio.

 

Não há nada pior que um patrimônio de 1 milhão de reais nas mãos de um conhecimento em finanças pessoais de 10 mil reais.

 

Conhecimento é e sempre será o melhor investimento que você poderá fazer na vida. Não ache que quando você gasta em um livro, em um curso, em uma consultoria você está tendo um gasto. Você está fazendo um investimento.

 

Esse conhecimento poderá trazer um retorno muito grande. Inclusive, alguns retornos não mensuráveis, como bem-estar físico e mental, melhoram na sua vida social, entre outros.

 

É recomendável que você faça depósitos na sua “Conta Intelectual Financeira” assim como você faz na sua conta de investimentos. Traduzindo, você deve sempre reservar certa quantia para seu aprimoramento financeiro, bem como para suas aplicações.

 

Compre um livro e leia-o (existem aqueles que adoram comprar livro para não ler) e assim que terminar, compre outro livro ou curso. Você verá que terá uma facilidade muito grande em assimilar uma coisa com a outra, ligando alguns pontos no seu cérebro e multiplicando esse conhecimento.

 

#5 Conhecimento é o Único Investimento que você Nunca Perderá


Em todo investimento que há no mercado financeiro você correrá risco. Risco maior, risco menor, você sempre estará exposto.

 

O único investimento risco zero, que você pode ter certeza que terá um impacto positivo na sua conta, é o investimento em educação financeira. Qualquer especialista concordará nisso. Não há como você perder quando você está adquirindo conhecimento.

 

Você só agregará cada vez mais. E a medida que o tempo passa, adquirindo mais conhecimento, você conseguirá distinguir o bom do ruim. Muitas vezes, antes mesmo de adquirir qualquer produto para melhorar sua educação financeira, você conseguirá julgar se é algo que valerá a pena investir dinheiro e tempo.

 

Conclusão

 

O que fazer, então?

 

Simples: A evolução do seu patrimônio deve andar no mesmo passo da evolução do seu nível de educação financeira. Isso, no mínimo. Você também pode ter um ótimo nível de educação financeira mesmo com pouco patrimônio. Assim você chegará onde você quer mais rápido.

 

O que não pode acontecer é seu patrimônio crescer mais rápido que sua educação. Você precisa ter em mente que o investimento na educação financeira é um investimento de longo prazo. Mas também, serve como investimento de curto e médio prazo.

 

Por isso é o melhor investimento. Não queira aprender tudo do dia para a noite. Será um processo gradativo, mas tenha certeza: este investimento lhe renderá os melhores dividendos neste longo prazo.

 

 

Fonte: Portal Economizar e Investir

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso