No que você vai gastar seu 13o salário?

Está chegando o fim do ano e muitas pessoas já começam a receber parte do 13º salário. Essa é uma garantia da lei brasileira e tem uma variedade de propósitos, entre eles aquecer a economia no período do Natal e final de ano.

Mas será que os gastos com o 13º salário serão melhor alocados com as compras de Natal? É importante lembrar-se de diversos outros gastos relacionados ao final do ano e início do ano seguinte, como IPVA, IPTU e Imposto de Renda, entre outros. Isso sem contar com as dívidas que acumulamos ao longo do ano. Muitas vezes, quando o 13º cai na conta, mal temos a oportunidade de aproveitá-lo! Qual é a melhor estratégia para planejar o orçamento financeiro nessa época do ano? Não espere dezembro para fazer isso! Veja algumas dicas:

 

1 – Escolha com cuidado seus gastos nessa época do ano

 

Nessa época do ano é difícil priorizar um gasto em detrimento de outro. Ainda que você tenha suas próprias dívidas (parcelamentos no cartão de crédito a pagar, por exemplo), não quer deixar de viajar nas férias ou de presentear seus amigos e familiares no final do ano. Entretanto, a racionalização de gastos é fundamental para manter um orçamento equilibrado.

 

Antes de planejar com quais compras irá gastar o 13º salário, reflita sobre a necessidade de alguns gastos e, eventualmente, faça mudanças. É possível alternar viagens nacionais e internacionais, por exemplo, para não comprometer demais as finanças. Entre os familiares e amigos, por que não presentear o casal, ou apenas os filhos, visto que seria muito caro distribuir presentes individuais?

 

2 – Dê prioridade a pagamentos à vista

 

Pode parecer difícil ou até mesmo impossível para algumas pessoas escolher essa forma de pagamento. Mas ao não parcelar suas dívidas, você deixa de comprometer o orçamento futuro e economizará pois lojas, prestadores de serviços e instituições financeiras oferecem descontos para pagamentos a vista. É melhor acumular fundos para comprar um eletrodoméstico ou outro bem móvel, do que comprometer durante meses seu orçamento futuro.

 

Essa dica é especialmente importante no final do ano, quando nos endividamos bastante, principalmente por meio do parcelamento de compras no cartão de crédito. Esse comportamento compromete suas finanças durante todo o início do ano seguinte, que já é recheado de outros gastos como veremos a seguir.

 

3 – Reserve dinheiro para eventualidades

 

Não pense que o 13º será utilizado apenas para compras e pagamento de dívidas. Reserve parte desse valor para aplicações e outro tipo de investimento, o que pode ser muito útil no caso de alguma eventualidade (problemas mecânicos, problemas de saúde, necessidades financeiras de algum parente ou amigo próximo e outros). Se ainda não tem, crie um fundo de emergência para situações inesperadas e reserve parte do 13º para essa finalidade.

 

4 – Lembre-se que há descontos também no 13º salário

 

É sempre importante lembrar que sobre o 13º salário também incidem descontos das mais variadas espécies, como Imposto de Renda e INSS. Leve isso em consideração ao planejar seus gastos e não se exceda!

 

5 – Pense nos gastos do início do ano seguinte

 

Por falar em Imposto de Renda, lembre-se dos diversos gastos a sua espera no início do ano seguinte. O IPTU, por exemplo, é normalmente cobrado já a partir de janeiro, assim como o IPVA. Por que não reservar parte desse dinheiro (13º salário) para o pagamento dessas dívidas a vista? Dessa forma, você conseguirá descontos e não terá seu orçamento comprometido durante o primeiro semestre.

 

6 – Faça um orçamento mensal e um anual

 

Essa é uma dica muito valiosa, pois permite que você leve em consideração esses gastos sazonais, como IPTU, IPVA e manutenção de um veículo. Por meio de um orçamento anual, você tem como planejar os gastos de modo a obter uma visão mais ampla sobre os períodos de muitos gastos (e, portanto, de menores sobras para supérfluos) e de maiores rendimentos. Ao identificar os períodos de maior rendimento, é possível planejar estrategicamente seus gastos e otimizar a aplicação do 13º.

 

7 – Se houver dívidas a quitar, use o 13º salário

 

Por mais que isso possa ser difícil, o 13º salário talvez seja justamente o alívio financeiro que você aguardava para quitar suas dívidas. Isso é muito comum quando nos endividamos durante o ano (principalmente por meio de financiamentos e parcelamento de faturas de cartão). É melhor quitar logo essas pendências do que lidar com juros de cartão e de cheque especial, que são bastante elevados. Se for esse o caso, aproveite também para diminuir as compras de Natal e começar o ano no azul. Aprenda a lição e não contraia mais dívidas ao longo do ano seguinte.

 

Fonte: Organizze

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso