Qual é a prioridade na sua empresa? Cliente ou Funcionário?

Nós, humanos, somos seres notavelmente sociais. Desde o nosso nascimento é impossível ficarmos sozinhos, pois não sobrevivemos sem a convivência com o outro. E essa realidade não muda quando nos tornamos adultos com metas e objetivos profissionais: compreender isso pode mudar a nossa maneira de encarar e superar os desafios.

 

Quando nos voltamos ao mundo empresarial, essa verdade se torna mais evidente. Isso porque em uma empresa nós gerimos pessoas, para que elas cativem e transformem outras pessoas em consumidores daquilo que vendemos ou oferecemos. Por isso é tão importante cuidarmos primeiramente do nosso ambiente interno: uma equipe satisfeita e motivada trabalha melhor e alcança as metas de maneira mais ágil e fácil.

 

Portanto, antes de entender o seu cliente, entenda a sua equipe. Como uma vez afirmou Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, “Clients do not come first. Employees come first. If you take care of your employees, they will take care of the clients” (tradução livre: “Clientes não vêm primeiro. Funcionários vêm primeiro. Se você tomar conta de seus funcionários, eles tomarão conta dos clientes”). E para aplicar esta lógica é necessário ter algumas ideias em mente:

 

1 – Não ofereça empregos, ofereça oportunidades
O sucesso não deve ser um sonho do gestor, mas da equipe inteira. Portanto, a sua empresa deve criar oportunidades para que todos cresçam e alcancem o seu próprio sucesso. Nesse sentido, oferecer planos de carreira, programas de trainees, treinamentos internos e constantes proposições de metas e objetivos individuais e em equipe devem ser seu cenário empresarial.

 

2 – Escolha a melhor equipe
Procure sempre os melhores profissionais para a sua equipe. E o/a melhor profissional nem sempre é a pessoa com o melhor currículo, por isso é tão importante ter um processo de contratação sólido e adaptado às suas necessidades empresariais.

 

3 – Certifique-se que a sua equipe sabe que é a melhor
A motivação é um elemento poderoso para que os processos sejam realizados com compromisso e qualidade. Por isso, preocupe-se em conscientizar os membros da equipe de que eles estão fazendo um bom trabalho: um gestor não deve só apontar os erros, deve também apontar os acertos. Programas de gratificação por desempenho podem complementar esse cenário, aumentando ainda mais a motivação da equipe.

 

4 – Incentive a competitividade e criatividade, mas não deixe a colaboração de lado
O objetivo das empresas é alcançar o lucro e o crescimento constante. Por conta disso, faz parte da cultura empresarial ser competitivo. Todavia, a equipe deve ver seus colegas de trabalho como colaboradores, e não inimigos. Ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento de ideias é essencial: a hierarquia organizacional deve ser para os cargos e não para as ideias. Incentive a democracia de ideias: seus funcionários não devem ter medo de tornar os seus pensamentos públicos.

 

O lema de Jorge Paulo Lemann, um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil, é: “nosso negócio é gente”. Aplique isso à sua gestão e encontre o sucesso que sua empresa tanto sonha!

 

Autora do artigo: Larissa Lotufo

Fonte: Ecommerce Brasil

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso